Fórum de Discussão online do GEPPELE
O Fórum de Discussão Online do GEPPELE (Grupo de Estudos sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola) oferece aos seus participantes uma oportunidade valiosa de aprofundar a formação crítica, metodológica e linguística, contribuindo diretamente para o aperfeiçoamento profissional e para a reflexão sobre o papel educativo do ensino de línguas estrangeiras na escola regular.
As discussões são realizadas por meio da plataforma SOLAR (Sistema On-line de Aprendizagem) do Instituto UFC. Os textos e temas são debatidos ao longo de aproximadamente três semanas, com mediação feita por integrantes do GEPPELE e professores(as) convidados(as), vinculados(as) a diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Cada ciclo de discussão é encerrado com uma mesa-redonda virtual, realizada às quintas-feiras, promovendo o diálogo entre os participantes e os(as) autores(as)/mediadores(as).
A partir dessas mesas de encerramento, é produzido o podcast “FALA TU, GEPPELISTA!”, que sistematiza as reflexões do grupo e amplia o alcance das discussões para novos públicos. Os episódios são disponibilizados no Canal do YouTube e no Spotify, funcionando como extensão e memória das atividades realizadas ao longo do ano.
Ao longo de 2025, os fóruns abordarão temáticas contemporâneas como desinformação, discurso político, hipermodernidade, letramentos críticos, inteligência artificial, colonialidade e ensino de línguas. Os participantes poderão refletir sobre textos teóricos e análises discursivas que dialogam com práticas de ensino e com os desafios socioculturais da atualidade.
Ao final de cada fórum, os participantes recebem certificado digital emitido pelo GEPPELE, que é também um programa de extensão registrado junto à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX/UFC).
Fórum de Discussões online DO GEPPELE/CNPq
CRONOGRAMA
Tema proposto | Período do Fórum na Plataforma SOLAR | Data Mesa de Encerramento do Tópico | Professores(as) responsáveis |
The role of fake news and verbal insults in Brazilian far right’s antipolitical strategy
|
07/04 a 23/04 | 24/04 (quinta-feira) |
Valdenir Silva (PPGLIN – UFC) |
The discourse cognition Society framework | 02/05 a 28/05 | 29/05 (quinta-feira) |
Joana Arman Eugenia Álvarez
|
A educação linguística do futuro: por/entre as múltiplas linguagens do humano | 02/06 a 25/06 | 26/06 (quinta-feira) |
Camila Miranda (PPGLIN – UFC)
|
Crítico “pero no mucho”: problematizando a abordagem de questões identitárias em uma unidade de um livro didático de inglês para o ensino médio
|
04/08 a 27/08 | 28/08 (quinta-feira) |
Elisângela Silva (PPGLIN – UFC) |
Letramento Crítico com Freire e para o outro Levinas_éticas justiça social como vir a ser enigmático Descolonizar os livros didáticos_raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo
|
01/09 a 24/09 | 25/09 (quinta-feira) |
Alyssandra Fonseca (PPGLIN – UFC) |
Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos
|
01/10 a 29/10 | 30/10 (quinta-feira) |
Silmara Noronha (PPGLIN – UFC) |
Racismo algorítmico e inteligência artificial: uma análise crítica multimodal
|
03/11 a 26/11 | 27/11 (quinta-feira) |
Clauber Sousa (PPGLIN – UFC) |
Pra tica discursiva de desinformação distribuição de anúncios digitais falsos em mídias sociais | 01/12 a 17/12 | 18/12 (quinta-feira) |
Sabrina Brito PPGLIN – UFC) |