Quem somos
O GEPPELE/CNPq – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola é um grupo de estudos e pesquisas cadastrado na base de dados do Diretório de Grupos do CNPQ e certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). O grupo atua, ainda, como um Programa de Extensão da UFC.
O GEPPELE/CNPq é coordenado pelo professor Dr. Cícero Miranda, professor adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará.
Temos como público alvo alunos graduandos e/ou pós-graduados em Letras/Espanhol e professores de língua espanhola da educação básica, técnica, tecnológica, do ensino superior e de pós-graduação.
É objetivo principal do GEPPELE/CNPq promover o encontro entre profissionais que já atuam e aqueles que estão em processo de formação no ensino de língua espanhola. Nesta interação, os participantes são estimulados a refletir a respeito de sua prática, bem como acerca dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e na formação de docentes e sobre a relevância de sua atuação no e para o contexto educacional brasileiro.
O GEPPELE/CNPq atua na área da Linguística Aplicada, especificamente, com: Formação de professores de língua espanhola, prática de ensino e aprendizagem de língua espanhola, materiais didáticos em língua espanhola e para o ensino da língua espanhola.
O grupo mantém o Fórum de Discussões on line do GEPPELE no qual são realizados os estudos de textos, sob a mediação de professores colaboradores. Nesse fórum, são realizados debates sobre:
- Formação de professores, políticas linguísticas e pluralismo linguístico;
- A linguística aplicada ao ensino de espanhol como língua estrangeira e língua adicional;
- As representações dos professores e suas implicações no ensino de E/LE;
- A formação do professor de E/LE numa perspectiva crítico-reflexiva;
- Papel e função do ensino de línguas no contexto escolar e documentos orientadores desse ensino;
- Competências, habilidades e saberes do professor de línguas;
- O ensino de espanhol e a acessibilidade para pessoas com deficiência;
- Materiais didáticos, novas tecnologias e tecnologias educativas;
- Gêneros, letramento crítico, compreensão e produção escrita;
- Avaliação e prática docente: construção de conceitos, ferramentas e procedimentos;
- Visões da língua espanhola: unidade e diversidade;
- Relações entre língua, identidade e sujeito;
- Relações interculturais e interlinguísticas;
- Espanhol para fins específicos, vestibular e outros contextos de ensino;
- Formação de professores de espanhol e ensino a distância
- Ética, cidadania e ensino de espanhol no contexto brasileiro e latino-americano.